Como se celebra a Sexta-feira da Paixão? Piedade popular e liturgia oficial.
A celebração da paixão e morte de Jesus na Cruz é um dos momentos de forte espiritualidade para nós católicos. A tradição popular tem esse dia como o principal da Semana Santa. Tanto que, no passado recente, e ainda hoje em alguns lugares, principalmente no interior, algumas pessoas conservam costumes como o de pedir, de joelhos, a bênção aos pais e padrinhos; não tomar banho(no caso da Marias) ou não varrer a casa, pedir esmolas etc.
Mas a celebração oficial desse dia é devidamente orientada pela Igreja. Nesse dia a Igreja comemora o seu nascimento do lado aberto de Jesus na Cruz. É tradição muito antiga neste dia não se celebrar missa. A única celebração oficial é a Celebração da Paixão.
A Sexta-feira da Paixão do Senhor é dia de penitência obrigatória, de jejum e abstinência de carne para toda a Igreja. Se alguém morrer e for sepultado nesse dia, as exéquias devem ser celebradas sem cânticos. Também não se tocam os sinos. Onde se faz a procissão do Senhor Morto, se tocam matracas.
Na celebração da Paixão, o sacerdote e os ministros, prostram-se diante do altar. Esse gesto significa a humilhação do homem terreno e a tristeza e dor da Igreja. Também na celebração se faz a adoração da Cruz. Popularmente conhecido como o beijo da Cruz, esse rito foi substituído pela contemplação da Santa Cruz durante a pandemia, para se evitar qualquer forma de contágio.
Neste dia também é da tradição católica, realizar piedosos exercícios como a Via-Sacra (por vezes encenada), a procissão do Senhor Morto e memória das Dores de Maria. Todas estas orientações estão no documento Paschalis Sollemintatis da Congregação para o Culto Divino.
Pe. Evando Alves de Andrade

Comentários
Postar um comentário