Sábado de Aleluia - Vamos celebrar?
O Sábado de Aleluia é um dia de recolhimento e alegre expectativa pela ressurreição do Senhor. A Igreja ensina que "durante o Sábado Santo, a Igreja permanece junto ao sepulcro do Senhor, meditando a sua paixão e morte, a sua descida aos infernos (1Pd 3,19), e esperando na oração e no jejum a sua ressurreição" (Paschalis Sollemnitatis 73).
Na noite do Sábado de Aleluia se celebra a Vigília Pascal. Santo Agostinho afirma que esta é a mãe de todas as vigílias. Esta vigília, celebrada desde o início da Igreja, é também espera da segunda vinda do Senhor.
A celebração da Vigília começa ao redor de uma fogueira fora da Igreja que ficará com as luzes apagadas. Ali se faz a bênção do fogo e nele se acende o Círio Pascal que representa o Cristo Ressuscitado Luz do mundo. Acendem-se as velas do fiéis e todos entram na Igreja onde será feita a Proclamação da Páscoa de forma solene.
Após a proclamação da Páscoa, são feitas as leituras e salmos. Nesta celebração são lidas mais leituras que nas missas normais. Após a última leitura do Antigo Testamento, são acesas as velas do altar e é cantado o Glória enquanto se tocam os sinos da Igreja.
Após a homilia se faz a Liturgia Batismal com a bênção da água, a renovação das promessas do batismo e aspersão para lembrar que pelo batismo nós morremos e ressuscitamos com Cristo. Depois a missa segue como de costume.
Nas comunidades onde não é possível a presença do padre, se deve fazer a celebração adaptada da Vigília. Toda comunidade deveria fazer essa celebração pois ela a mais importante do ano. Aqui na paróquia de Aruaru foi distribuído um roteiro para celebrar a Vigília na comunidade.
PREPARAR ANTES: Fogueira fora da capela. O Círio Pascal (se não tiver pode-se usar uma vela grande). Recipiente com água e aspersor (ou ramos) para aspergir os presentes. Pão e vinho ou suco de uva. Para começar a celebração as luzes da Igreja devem ser apagadas.
LITURGIA DA LUZ
A vigília começa fora do local da celebração, ao ar livre em torno de uma fogueira acesa. Enquanto as pessoas vão chegando, a equipe de canto pode entoar algum refrão como:
Deus é luz, Deus é luz, Deus é luz, nele não há trevas.
ou
Ó luz do Senhor que vem sobre a terra
inunda o universo com teu esplendor.
Acolhida
Min.: Nesta noite santa em que Jesus passou da morte à vida, somos convidados para uma vigília de oração e de festa em honra do Senhor. Esta vigília que iniciamos agora é um manifesto ao mundo. A pesar de ainda estarmos na noite, já celebramos o amanhecer, na confiança de que a noite seja transformada em dia, no concreto de nossas vidas e nas vidas de todas as pessoas que amamos ou que ainda não amamos bastante. Acolhamos a luz que o Cristo Ressuscitado a iluminar o mundo.
Bênção do fogo
Min.: Ó Deus do universo, energia original, fonte de todo calor e de toda luz, adorado com os mais diversos nomes e celebrado sob as mais diferentes formas, sejas bendito por este fogo novo! Que esta festa da páscoa acenda em nossa humanidade a luz de Jesus Cristo. Que o seu clarão resplandeça nas noites do teu povo e aponte um novo horizonte de libertação para toda a humanidade. Por Cristo Nosso Senhor. Amém.
Terminada a bênção, o ministro acende o círio no fogo novo, e diz:
Min.: A luz de Cristo que ressuscitou resplandecente dissipe as trevas do nosso coração e da nossa mente.
Depois de acender o círio o ministro convida os fiéis a acenderem suas velas no círio pascal.
Min.: Irmãos e irmãs, acendamos nossas velas na luz do Cristo ressuscitado.
Todos os presentes acendem suas velas no círio pascal e o ministro diz:
Como o povo de Deus no deserto guiado por uma coluna luminosa, vamos nós também em caminhada, conduzidos pelo círio pascal, imagem de Cristo, luz da humanidade.
Todos seguem em caminhada até a igreja. Ao chegar, o ministro põe o círio no lugar preparado próximo ao ambão. Estando todos de pé e com as velas acesas, um cantor ou cantora vai ao ambão e canta ou recita a proclamação da páscoa.
Proclamação da páscoa
Exulte o céu e os anjos triunfantes
Mensageiros de Deus desçam cantando
Façam soar trombetas fulgurantes
A vitória de um Rei anunciando
Alegre-se também a terra amiga
Que em meio a tantas luzes resplandece
E, vendo dissipar-se a treva antiga
Ao sol do eterno Rei brilha e se aquece
Que a mãe Igreja alegre-se igualmente
Erguendo as velas deste fogo novo
E escutem reboando de repente
O aleluia cantado pelo povo
Solo: O Senhor esteja convosco!
Todos: Ele está no meio de nós!
Solo: Corações ao alto!
Todos: O nosso coração está em Deus!
Solo: Demos graças ao Senhor nosso Deus!
Todos: É nosso dever e nossa salvação!
Sim, verdadeiramente é bom e justo
Cantar ao Pai de todo o coração
E celebrar seu Filho Jesus Cristo
Tornado para nós, um novo Adão
Foi Ele quem pagou do outro a culpa
Quando por nós á morte se entregou
Para apagar o antigo documento
Na cruz todo o seu sangue derramou
Ó noite de alegria verdadeira,
Que une de novo o céu e a terra inteira
Pois, eis, agora a Páscoa, nossa festa
Em que o real Cordeiro se imolou
Com seu divino sangue nos salvou
Ó noite em que Jesus rompeu o inferno
Ao ressurgir da morte vencedor
De que nos valeria ter nascido
Se não nos resgatasse em seu amor
Ó noite de alegria verdadeira,
Que une de novo o céu e a terra inteira
Liberta o pecador dos seus grilhões
Dissipa o ódio e dobra os poderosos
Enche de luz e paz os corações
Ó noite de alegria verdadeira
Que prostra o faraó, e ergue os hebreus
Que une de novo o céu e a terra inteira
Pondo na treva humana a luz de Deus
Ó noite de alegria verdadeira,
Que une de novo o céu e a terra inteira
O círio que acendeu as nossas velas
Possa esta noite toda fulgurar
Misture sua luz à das estrelas
Cintile quando o dia despontar
Que ele possa agradar-vos como o Filho
Que triunfou da morte e vence o mal
Deus que ascende no seu brilho
E um dia voltará sol triunfal
Ó noite de alegria verdadeira,
Que une de novo o céu e a terra inteira
Terminada a proclamação da páscoa todos se sentam, apagam as velas, acendem-se as luzes e começa a Liturgia da Palavra.
LITURGIA DA PALAVRA
Min.: Meus irmãos e minhas irmãs, tendo iniciado solenemente esta vigília, ouçamos no recolhimento desta noite a Palavra de Deus. Vejamos como ele salvou outrora seu povo e nestes últimos tempos enviou seu Filho como Redentor. Peçamos que nosso Deus leve à plenitude a salvação inaugurada na Páscoa. Na vigília desta noite fazemos memória de toda a História da salvação. Ouçamos com atenção:
Comentarista: Iniciamos a memória dos gestos libertadores de Deus lembrando a criação. No contexto do cativeiro da Babilônia, um grupo de exilados conta como Deus, ao criar o mundo, venceu as trevas e o caos.
1ª LEITURA – Leitura do Livro do Gênesis (Ver na Liturgia Diária ou Lecionário)
SALMO
Após o Salmo todos ficam de pé e o ministro diz a oração:
Min.: OREMOS: Ó Deus da vida, os céus proclamam a glória do teu nome e a terra está cheia de tuas maravilhas. Dá a nossa comunidade a graça de ser sinal da nova criação, começada por Jesus Cristo, nosso Senhor. Amém.
Todos sentados para a segunda leitura
Comentarista: Continuando a memória das maravilhas de Deus, lembramos a libertação do povo de Israel do Egito. Usando o mar como símbolo da opressão, escutemos como aquele grupo fugiu da terra da escravidão.
2ª LEITURA – Leitura do Livro do Êxodo (Esta é a 3ª leitura na Liturgia Diária e no Lecionario)
SALMO
Após o Salmo todos ficam de pé e o ministro diz a oração:
Min.: OREMOS: Ó Deus das promessas, tiraste teu povo do Egito e o conduziste à terra da tua aliança. Faze que toda a humanidade experimente a força amorosa do teu coração que sempre se manifesta atento aos nossos clamores e nos chama a ultrapassar as barreiras que nos separam da tua bênção. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.
GLÓRIA
1. Glória a Deus nos altos céus
Paz na terra aos seus amados
A vós louvam, Rei celeste
Os que foram libertados
Glória a Deus. Glória a Deus.
2. Deus e Pai, nós vos louvamos,
adoramos, bendizemos
Damos glória ao vosso nome,
vossos dons, agradecemos.
3. Senhor, Nosso Jesus Cristo,
unigênito do Pai,
vós de Deus, Cordeiro Santo;
nossas culpas perdoai!
4. Vós que estais junto do Pai,
como nosso intercessor;
acolhei nossos pedidos,
acolhei nosso clamor!
5. Vós somente sois o Santo,
o Altíssimo Senhor.
Com o Espírito Divino,
de Deus Pai o esplendor.
Comentarista: O apóstolo Paulo conta como todos nós batizados participamos concretamente da páscoa de Jesus Cristo.
Aleluia, alegria minha gente,
Aleluia, Aleluia! ( bis )
O Senhor ressuscitou, minha gente
Ele está vivo em nosso meio, Aleluia!
O sepulcro está vazio, minha gente
O Senhor ressuscitou, Aleluia!
EVANGELHO
HOMILIA
LITURGIA BATISMAL
Depois da homilia começa a Liturgia Batismal.
BÊNÇÃO DA ÁGUA
Min.: Nós que participamos da páscoa de Jesus, vibramos com as maravilhas do Deus vivo na história e em nossas vidas, e agora invocamos a bênção de Deus sobre esta água.
Ó Pai, que, por teu Filho, nós te pedimos,
desça sobre esta água, a força e a ternura do Espírito Santo.
E que todas as pessoas que forem banhadas nesta água,
ressuscitem com Jesus para uma vida nova! Amém.
Renovação das promessas do batismo:
Min.: Irmãos e irmãs, esta água nos lembra o nosso batismo. Quem é batizado morre e ressuscita com Cristo. Morre para o pecado e vive uma vida nova, seguindo o evangelho de Jesus. Porém aquilo que celebramos no batismo deve ser conquistado por nós dia a dia. Por isso, mais uma vez, renovemos a nossa profissão de fé.
Min.: Para viver a liberdade dos filhos e filhas de Deus, vocês prometem lutar contra a escravidão do pecado e toda forma de opressão?
Todos: Prometo.
Min.: Para viver como irmãos e construir a unidade, vocês prometem lutar contra todo egoísmo, injustiça e exploração?
Todos: Prometo.
Min.: Para seguir a Jesus Cristo, caminho, verdade e vida, vocês prometem lutar contra as ilusões deste mundo e as tentações do maligno?
Todos: Prometo.
Min.: Vocês crêem em Deus, que criou todas as coisas no céu e na terra?
Todos: Creio.
Min.: Vocês crêem em Jesus Cristo, seu filho e nosso Senhor, que nasceu da virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado e ressuscitou no terceiro dia e subiu aos céus?
Todos: Creio.
Min.: Vocês crêem no Espírito Santo, na santa Igreja católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna?
Todos: Creio.
Min.: Ó Deus, tu nos fizeste renascer da água e do Espírito e nos concedeste o perdão de todo o pecado, guarde-nos em teu amor e ajuda-nos a viver como irmãos. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.
Aspersão
O ministro asperge a assembleia enquanto todos entoam um cântico de aspersão.
CANTO PARA A ASPERSÃO
Batiza-me, Senhor, no teu Espírito, (3x) Batiza-me, batiza-me, Senhor!
E deixa-me sentir teu fogo de amor / Aqui no coração, Senhor.
Lava-me...
Purifica-me...
Perdoa-me...
Após a aspersão pode-se fazer a coleta como expressão de agradecimento a Deus pelos dons recebidos, de corresponsabilidade na manutenção da comunidade e como gesto de partilha. Faz-se a coleta enquanto se canta.
CANTO DAS OFERTAS
Sê bendito, Senhor, para sempre/ Pelos frutos das nossas jornadas! / Repartidos na mesa do reino Anunciam a paz almejada!
Senhor da vida Tu és a nossa salvação!/ Ao prepararmos a tua mesa / Em ti buscamos ressurreição!
Sê bendito, Senhor, para sempre/ Pelos mares, os rios e as fontes! / Nos recordam a tua justiça / Que nos leva a um novo horizonte!
Terminado o momento da coleta o ministro diz esta oração:
OREMOS: Acolhei ó Deus a generosidade do vosso povo manifestada neste gesto de partilha e concedei-nos toda a espécie de benefícios, para que tendo sempre e em todas as coisas o necessário, nos sobre ainda muito para toda espécie de boas obras. Por Cristo nosso Senhor. Amém.
RITO DA AÇÃO DE GRAÇAS SOBRE O PÃO E O VINHO
Depois da coleta o ministro traz o santíssimo, coloca sobre o altar e convida os fiéis à ação de graças dizendo:
P. O Senhor esteja com vocês
T. Ele está no meio de nós.
P. Demos graças ao Senhor nosso Deus
T. É nosso dever e nossa salvação.
P. Ó Deus bondoso e fiel, é muito bom te louvar em todo tempo e lugar, especialmente neste tempo em que Cristo, nossa páscoa, foi imolado.
T. Bendito seja o Deus da ressurreição
P. Por ele os filhos e as filhas da luz renascemos para uma vida sem fim. E as portas do reino se abrem para nós. Nossa morte foi redimida pela sua e, na sua ressurreição, ressurgiu a vida para todos.
T. A ti, ó Deus a louvação, nesta festa da ressurreição
P. Como Jesus se reuniu com os discípulos de Emaús e se deu a conhecer a eles na partilha do pão, nós também nos alegramos na partilha destes alimentos e recebemos a revelação do seu amor e a força da missão. Derrama sobre eles e sobre nós o teu Espírito, e recebe o louvor de todo o universo e de todas as pessoas que te buscam.
T. A ti, ó Deus a louvação, nesta festa da ressurreição
P. Toda a nossa louvação chegue a ti em nome de Jesus, por quem oramos com as palavras que ele nos ensinou:
T. Pai-nosso... pois vosso é o reino o poder e a glória para sempre.
RITO DA PARTILHA
Min: Da mesma maneira como este pão posto sobre esta mesa foi primeiro semeado sobre as colinas e múltiplo em suas espigas e depois recolhido para tornar-se um, congrega assim teus filhos e filhas de todos os cantos da terra no teu reino, por Cristo nosso Senhor.
Vocês que têm fome e sede de justiça, venham e comam. E o Deus da paz esteja com vocês.
(Cada um pega um pedaço de pão, molha no vinho e come enquanto se canta)
CANTO DA PARTILHA DO PÃO E VINHO
A mesa tão grande e vazia
De amor e de paz, de paz!
Aonde há luxo de alguns
Alegria não há jamais!
A mesa da Eucaristia nos
Quer ensinar, ah, ah
Que a ordem de Deus
Nosso Pai é o pão partilhar
Pão em todas as mesas
Da Pascoa a nova certeza
A festa haverá
E o povo a cantar, aleluia!
As forças da morte, a injustiça
E a ganância de ter, de ter
Agindo naqueles que impedem
Ao pobre viver, viver
Sem terra, trabalho e
Comida a vida não há, não há
Quem deixa assim e não age
A festa não vai celebrar
Irmãos, companheiros na luta
Vamos dar as mãos, as mãos
Na grande corrente do amor
Na feliz comunhão, irmãos
Unindo a peleja e a certeza
Vamos construir, aqui
Na terra, o projeto de Deus
todo povo a sorrir
Bendito o Ressuscitado
Jesus vencedor, ô ô
No pão partilhado a presença
Ele nos deixou - deixou!
Bendita é a vida nascida de quem
Se arriscou, ô ô
Na luta pra ver triunfar
Neste mundo o amor!
ORAÇÃO FINAL
Alimentados com o mesmo pão, nós vos pedimos, Deus, que possamos viver uma vida nova e perseverar no vosso amor, solidários com vossos filhos e nossos irmãos. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.
Avisos
O Deus que ressuscitou Jesus, nos conceda uma noite tranquila e a Luz que brilha para sempre. Amém.
Abençoe-nos o Deus todo amoroso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.
P. Vamos em paz e o Senhor nos acompanhe.
Todos – Graças a Deus.
CANTO FINAL
Deus enviou seu filho amado
Para morrer em meu lugar
Na cruz pagou por meus pecados
Mas o sepulcro vazio está porque ele vive
Porque ele vive, eu posso crer no amanhã
Porque ele vive, temor não há
Mas eu bem sei que o meu futuro
Está nas mãos do meu Jesus que vivo está
Um dia eu vou cruzar os rios
E verei então, um céu de luz
E verei que lá, em plena glória
Vitorioso, vive e reina o meu Jesus

Comentários
Postar um comentário