Dom Gregório toma posse com discurso simples e programático: Igreja samaritana, missão popular e comunidades missionárias.

Nesta sexta-feira, 15 de dezembro, tomou posse o novo Arcebispo de Fortaleza, Dom Gregório Paixão. Na missa, em sua homilia pudemos perceber algumas expressões que pareceram indicações programáticas de sua missão entre nós. Destaco três dessas indicações:

1) A referência à escuta, sinodalidade e acolhimento: "Não tenho fórmulas prontas. No meu coração existe sim o desejo de conhecê-los, de ouvi-los, de caminhar junto com todos, sendo uma igreja sinodal e acolhedora". 

2) A referência ao serviço e inclusão e não ao poder: "Que sejamos todos servidores para que tenhamos um Igreja samaritana. Todos têm lugar em nossa Igreja e em suas pastorais". 

3) A referência às Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil e à missão popular: "Unamo-nos para fortalecer e ampliara a rede de comunidades [...] trabalhando na missão popular, na formação dos fiéis e na multiplicação das Comunidades Eclesiais Missionárias".

Podemos aproveitar essas indicações para, em espírito de comunhão, começar a elaborar nosso Planejamento Pastoral para os próximos anos. Resumindo a proposta do novo Arcebispo, devemos trabalhar para ser uma Igreja sinodal, acolhedora, samaritana, ativa na missão popular, na formação e multiplicação das Comunidades Eclesiais Missionárias. Mãos à obra.

Pe. Evando Alves de Andrade

Foto: Arquidiocese de Fortaleza
www.arquidiocesedefortaleza.org.br

Comentários