Dom Gregório toma posse com discurso simples e programático: Igreja samaritana, missão popular e comunidades missionárias.
1) A referência à escuta, sinodalidade e acolhimento: "Não tenho fórmulas prontas. No meu coração existe sim o desejo de conhecê-los, de ouvi-los, de caminhar junto com todos, sendo uma igreja sinodal e acolhedora".
2) A referência ao serviço e inclusão e não ao poder: "Que sejamos todos servidores para que tenhamos um Igreja samaritana. Todos têm lugar em nossa Igreja e em suas pastorais".
3) A referência às Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil e à missão popular: "Unamo-nos para fortalecer e ampliara a rede de comunidades [...] trabalhando na missão popular, na formação dos fiéis e na multiplicação das Comunidades Eclesiais Missionárias".
Podemos aproveitar essas indicações para, em espírito de comunhão, começar a elaborar nosso Planejamento Pastoral para os próximos anos. Resumindo a proposta do novo Arcebispo, devemos trabalhar para ser uma Igreja sinodal, acolhedora, samaritana, ativa na missão popular, na formação e multiplicação das Comunidades Eclesiais Missionárias. Mãos à obra.
Pe. Evando Alves de Andrade
Foto: Arquidiocese de Fortalezawww.arquidiocesedefortaleza.org.br

Comentários
Postar um comentário