Festas de padroeiro: dimensão litúrgica, social e financeira.

Na Assembleia Paroquial deste sábado, 08 de fevereiro, os representantes das comunidades, pastorais e movimentos, reunidos no salão paroquial de Aruaru, refletiram sobre as festas de padroeiro. O momento de partilha foi ministrado pelo pároco que compartilhou com todos um texto-base a partir da experiência das comunidades. Eis o texto: 

A tradição espiritual católica celebra os santos da devoção do povo de cada lugar. As comunidades celebram as festas dos santos de sua devoção com festa e animação. A festa dos padroeiros deve ser um momento marcante na vida da comunidade.
Foto: Registro da Assembleia Paroquial 08.02.2025

Podemos refletir sobre as festas de padroeiro a partir de três dimensões:

1. Dimensão litúrgica/espiritual 

São as celebrações, novenas, procissões, terços, missas, promessas etc. Tudo que diz respeito à celebração da fé e devoção ao padroeiro. O objetivo é reunir a comunidade para rezar e fortalecer a fé.

Deve ser bem preparada e celebrada. A tradição católica celebra os santos padroeiros com uma novena em preparação para o dia do santo. As novenas são compostas de orações, cânticos, hinos, benditos, ladainhas e preces dirigidas ao santo. É importante manter a tradição das novenas pois elas são a história dos santos cantada e rezada pelo povo.

A repetição anual dos hinos, orações e atividades celebrativas, mantém viva a espiritualidade do santo e dá uma identidade espiritual à comunidade.

2. Dimensão social/comunitária 

Esta dimensão envolve os elementos não religiosos como quermesses, brincadeiras, apresentações culturais, bingos, leilões, vendas, música. O objetivo é reunir a comunidade para compartilhar um momento de fraternidade, convívio, leveza, amizade etc.

Também, este momento deve ser preparado com zelo pois faz parte da festa e tem grande importância para a vida social da comunidade. Coisas simples como boa iluminação, música ambiente e boa organização das vendas pode fazer grande diferença.

3. Dimensão financeira 

Esta deve ser consequência da organização das outras duas dimensões. O objetivo das festas não deve ser arrecadar dinheiro, mas, uma boa organização fará com que a comunidade possa ter uma renda a mais.

As pessoas se motivam a ajudar que a comunidade é organizada. Por isso é importante que durante a festa as funções sejam bem divididas e cada um faça o melhor possível no que lhe compete.

A comunicação também é muito importante. Avisos claros, agradecimentos, orientações sobre a quem procurar e onde ir etc.

Por fim, a transparência através da prestação de contas com a comunidade e com a paróquia e aplicação dos recursos.

Pe. Evando Alves de Andrade

Comentários

Postar um comentário